07/11/2024 | CULTURA em Revista
Relatos sobre Multiformatos da Palavra . ALB-PR
Na expectativa da Reunião Acadêmica da Academia de Letras do Brasil, Seccional Paraná, ALB-PR, a noite chega. 19 horas. As pessoas vão chegando aos poucos. Cumprimentos. Sorrisos, abraços e beijos. A alegria em ver cada um. Os Acadêmicos Imortais se reúnem para mais um evento. Dessa vez são “Relatos sobre multiformatos da palavra”, com enfoque em Poesia.
O Farol do Saber Gibran Khalil Gibran, Memorial Árabe, se ilumina e recebe em seu espaço acolhedor os poetas que relatam suas escolhas, inspirações, seus estilos, seus envolvimentos com a arte poética, sobre seus processos criativos. Poemas minimalistas, haicais, trovas, poesia livre. Cada um exprime seus sentimentos no formato específico, criando uma diversidade poética envolvente.
Os aplausos ressoam para cada poeta que vai à frente e mostra suas habilidades com a palavra. O Grupo, Acadêmicos e convidados, se conecta além da Poesia. As conversas fluem em torno de uma mesa decorada, com sucos, sanduíches, bolos e bombons para o agrado de todos.
Uma riqueza literária que caracteriza as Reuniões Acadêmicas da ALB-PR. Essa do dia sete de novembro de 2024 não foi diferente. O amadurecimento cultural que se denota em cada encontro, alimentando a multiplicidade da novidade literária, poética e artística, afirma-se no estilo e na individualidade de cada Acadêmico que, ao se unirem, compõem com talento e singularidade a Seccional Paraná da Academia de Letras do Brasil.
Maria Teresa Freire