21/10/2020 | CULTURA em Revista

Fala da Presidente da ALB-PR . Maria Teresa Marins Freire

A ALB-PR celebra novos Acadêmicos, ampliando sua missão cultural e literária no Paraná e no mundo em 2024.
ALB-PR, Franco Rovedo, Academia de Letras do Brasil, literatura, cultura, novos Acadêmicos, Paraná, Curitiba, posse de acadêmicos, Dr. Mario Carabajal, escritores, poetas, liberdade de expressão, artes, criatividade, comunidade literária, eventos culturais, observatório cultural, Feira Literária, literatura brasileira, apoio à cultura, desenvolvimento literário, Academia de Letras, artes plásticas, educação cultural, biografia, arte em Curitiba, união cultural, Colégio Militar, parcerias culturais, Feira de Artesanato, Campina Grande do Sul.

Dirijo a minha saudação à Diretoria Executiva da ALB-PR, aos Acadêmicos Imortais, aos seus familiares e amigos. 

É uma grande satisfação receber a todos nessa noite de destacada importância para a Academia de Letras do Brasil, Seccional Paraná, ocasião em que damos posse novos Acadêmicos. Sobretudo, receber os Acadêmicos que serão diplomados.

Em 2023 foi o ano de restruturação da ALB-PR, cujos trabalhos iniciaram em janeiro, quando eu assumi como Presidente. Pertenço à Academia desde 2017 ao ser diplomada como Membro Vitalício, cad. 10 da ALB-Nacional, recebendo o título de Ph.I (Philosophos Immortalem) concedido pelo nosso Presidente Nacional Dr. Mario Carabajal, em cerimônia no RJ. 

A Academia de Letras do Brasil prima pela sua condição de Entidade Literário-Cultural cujos ideais representem evolução social, política econômica e cultural, com especial atenção à liberdade de expressão e às ciências, em todas as suas áreas. 

Um dos objetivos principais é apoiar as letras ativas, capazes de fortalecer, tanto os leitores como os escritores que buscam apontar, analisar e oferecer ideias para a solução dos problemas sociais. Igualmente, é valorizar a criatividade de cada Membro, que coloca em sua prosa e na sua poesia o alento, a distração, a inspiração, quiçá, a companhia para momentos de lazer e aprendizagem. Destacamos como uma das finalidades da ALB-PR dar espaço às artes, em suas diferentes demonstrações, pois “a imagem é a narrativa silenciosa, significativa e poderosa!”  (Freire, MT, 23/08/2024). 

Mario Carabajal pensou em valores dignos, como cultura, elucidação das pessoas, idealismo, para ver uma nação olhando para o alto, para causas nobres, para a educação intelectual. Com isso em mente, ele criou a Academia de Letras do Brasil (ALB). Graças ao seu trabalho diligente, hoje a ALB está em mais de 20 estados, com mais de 12.000 acadêmicos. Não apenas no Brasil, mas também nos Estados Unidos da América, Suécia, França, Portugal, Espanha, Cazaquistão, Venezuela, Colômbia, Argentina, Paraguai, Chile e África”. 

Somos uma grande comunidade literário-cultural que busca a união daqueles que usam seus talentos para tornar o mundo mais brilhante e pacífico. E também divulgar essas criações para incentivar outros a se unirem a nós e expandir as artes no país e no mundo. 

Essa iniciativa estamos concretizando em Curitiba, no Paraná, congregando escritores, poetas e artistas para criarmos, juntos, a nossa Comunidade Paranaense da ALB, que certamente se destacará nessa Instituição de Cultura Internacionalmente constituída. 

Em 2024, estamos consolidando a ALB-PR, atualmente com 41 Acadêmicos Imortais com a primeira Posse em 03 de agosto/2023 (25 Acadêmicos), a segunda em 08 dezembro/2023 (10 Acadêmicos) e hoje a nossa terceira Posse com 09 Acadêmicos. Mantemos um grupo coeso, brilhante, talentoso cujas premissas são o desenvolvimento e a propagação da literatura e das artes, recebendo a todos cujos ideais se afinem com os nossos. 

Além das nossas reuniões mensais em que realizamos eventos que apresentam debates, palestras, oficinas, rodas de conversas, saraus de prosa e poesia, apresentações biográficas tanto dos Acadêmicos como dos Patronos e/ou Patronesses, iniciamos o planejamento de ações que divulguem as produções dos Acadêmicos, assim como aquelas que fomentem parcerias em que outras pessoas possam mostrar suas histórias e serem destacadas e valorizadas como sujeitos de suas vidas. 

Concretizamos, esse ano, a parceria com a Prefeitura de Campina Grande do Sul, por meio de nossa Diretora de Projetos, Maria Cristina Moreira da Silva, participando da Feira de Artesanato e Cultura. Outro parceiro é o Colégio da Polícia Militar do PR, cujo contato nosso resultou na participação da ALB-PR na 1ª Feira Literária e Cultural do Colégio da Polícia Militar, com a participação de vários Acadêmicos Imortais, realizando palestras e Oficinas. Estamos divulgando literatura para estudantes do Nível Fundamental e ensino Médio, assim como para as pessoas em geral, que também visitam essas Feiras.    

Outro destaque para a ALB-PR, foi o aceite unânime dos Membros à nossa entrada no Observatório da Cultura do Paraná, entidade que congrega 41 instituições culturais, indicação nossa por parte da Acadêmica Imortal Elieder Corrêa da Silva.

 ALB-PR, a cada ano, se fortalece, se insere no universo cultural curitibano e paranaense, trilhando um caminho promissor que se consolida com a colaboração e o apoio de todos os seus Membros. 


SUMÁRIO da CULTURA em Revista nº1

Editorial . Franco Rovedo
Apresentação . Rui Gutierrez
Coração Insano . José Carlos Duarte Pereira
Fala da Presidente . Maria Teresa Marins Freire
Porque somos Imortais . Franco Rovedo