14/10/2024 | AERO em Revista

Máquinas mais pesadas do que o ar

Os inventores perceberam que a verdadeira revolução na aviação viria com máquinas mais pesadas que o ar, ou seja, aeronaves que pudessem gerar sua própria sustentação por meio de asas e propulsão.

 

Otto Lilienthal havia provado que era possível controlar um voo planado, mas faltava a capacidade de gerar impulso e sustentação contínua.

 

 

Em 1903, os irmãos Wright, nos Estados Unidos, realizaram o primeiro voo controlado e motorizado com o Flyer I, uma máquina mais pesada que o ar. Eles usaram um motor leve e um sistema de controle de três eixos, o que permitiu manobrar o avião com precisão, embora sem condições de decolar por seus próprios meios, usando uma catapulta para este fim. No entanto, o voo foi curto e pouco reconhecido fora dos Estados Unidos naquela época.

 

 

O Voo do Brasileiro

Do outro lado do Atlântico, o brasileiro Alberto Santos Dumont também estava em uma busca para conquistar os céus. Dumont já havia obtido sucesso no desenvolvimento de dirigíveis controláveis, sendo famoso por voar ao redor da Torre Eiffel em Paris com seu dirigível Nº 6 em 1901. Ele, no entanto, acreditava que o futuro da aviação estava no desenvolvimento de máquinas mais pesadas que o ar.

 

Em 23 de outubro de 1906, em Paris, Santos Dumont fez história ao realizar o primeiro voo público e oficial com o 14-Bis, um aeroplano que decolou por seus próprios meios e voou por cerca de 60 metros a uma altura de dois metros. Este voo, amplamente divulgado e testemunhado, deu ao brasileiro o crédito de ser o primeiro a realizar um voo em um avião com motorização própria e sem a necessidade de dispositivos externos para a decolagem, como trilhos ou catapultas, que os irmãos Wright usaram em seus experimentos.

 


ÍNDICE DAS PUBLICAÇÕES

 


 

SUMÁRIO

  1. AERO em Revista nº4

  2. Museu Militar Brasileiro - Panambi-RS

  3. Seminário Skyscience de Segurança Aplicada ao Voo

  4. Flying is a Remarkable Experience

  5. Kart: da Segunda Guerra às Pistas

  6. O DC 3 Dakota: um Ícone da Aviação Mundial

  7. A Aviação do Exército Brasileiro

  8. General Mattos e o Recorde de Altura

  9. A Brigada Paraquedista do Exército Brasileiro

  10. O Início do Paraquedismo no Brasil

  11. Paraquedismo: A Arte de Voar Desafiando a Gravidade

  12. Coronel Aviador Aguiar - CINDACTA II

  13. Alberto Santos Dumont

  14. O Papel Fundamental dos Pioneiros do Ar

  15. Máquinas mais Pesadas do que o Ar

  16. O mais Leve que o Ar: Balões e Dirigíveis

  17. A História da Aviação uma Criação Internacional