14/10/2024 | AERO em Revista

O Mais Leve que o Ar: Balões e Dirigíveis

Antes que as máquinas mais pesadas que o ar decolassem, o céu já havia sido explorado com balões e dirigíveis.

 

O "mais leve que o ar" começou a ganhar destaque no século XVIII, com a invenção dos balões de ar quente pelos irmãos Montgolfier em 1783. Eles utilizaram o princípio de que o ar quente é menos denso do que o ar frio para elevar um balão, abrindo caminho para o desenvolvimento da navegação aérea.

Bartolomeu de Gusmão, um padre e inventor português nascido no Brasil colonial, é reconhecido por ser um dos pioneiros da aviação. Em 1709, ele apresentou à corte portuguesa sua invenção, o "Passarola", um balão de ar quente movido a fogo. A invenção, considerada visionária para a época, consistia em um veículo aéreo mais leve que o ar, destinado a voar utilizando o princípio da elevação pelo ar aquecido. Sabe-se que Gusmão fez um modelo em escala voar na presença da corte portuguesa. Embora não haja testemunhas sobre a realização de um voo bem-sucedido, a demonstração de Gusmão é um marco importante na história da aeronáutica, sendo uma das primeiras tentativas documentadas de voar.

 


 

O desenho representava uma máquina voadora que combinava características de um barco com asas em formato de pássaro, impulsionada por um princípio misterioso. A divulgação do desenho falso foi proposital para esconder as verdadeiras experiências com o ar quente. Embora a Passarola nunca tenha realmente voado como imaginado, o projeto refletia a ambição humana de dominar os céus e é considerado um dos primeiros conceitos de aeronaves da história.

No entanto, os balões tinham limitações significativas, especialmente no que dizia respeito ao controle. Eles eram amplamente à mercê dos ventos, o que dificultava a navegação precisa. Essa limitação levou à invenção dos dirigíveis, que são balões controláveis com estruturas rígidas ou semirrígidas. 

 

 

Augusto Severo foi um engenheiro e aeronauta brasileiro pioneiro na construção de dirigíveis. Em 1902, ele projetou o dirigível «Pax», uma aeronave que combinava gás hidrogênio para flutuação com um motor a combustão interna para propulsão. Severo acreditava que o «Pax» poderia ser controlado com mais precisão do que os dirigíveis anteriores, marcando um avanço na navegação aérea. No entanto, durante um voo de demonstração em Paris, em 12 de maio de 1902, o «Pax» explodiu devido a uma falha no sistema, causando a morte de Severo e de seu mecânico, tornando o acidente um marco trágico na história da aviação.

 

 

Um dos mais famosos pioneiros no desenvolvimento de dirigíveis foi o alemão Ferdinand von Zeppelin, que, no final do século XIX e início do século XX, construiu aeronaves que podiam ser controladas com precisão. 

Os dirigíveis, ou zepelins, representaram uma etapa importante no desenvolvimento da aviação, pois eram grandes, podiam carregar cargas pesadas e cobrir distâncias consideráveis. No entanto, devido à sua natureza mais leve que o ar, eles tinham limitações de velocidade e manobrabilidade quando comparados ao que estava por vir com o advento do avião.


ÍNDICE DAS PUBLICAÇÕES

 


 

SUMÁRIO

  1. AERO em Revista nº4

  2. Museu Militar Brasileiro - Panambi-RS

  3. Seminário Skyscience de Segurança Aplicada ao Voo

  4. Flying is a Remarkable Experience

  5. Kart: da Segunda Guerra às Pistas

  6. O DC 3 Dakota: um Ícone da Aviação Mundial

  7. A Aviação do Exército Brasileiro

  8. General Mattos e o Recorde de Altura

  9. A Brigada Paraquedista do Exército Brasileiro

  10. O Início do Paraquedismo no Brasil

  11. Paraquedismo: A Arte de Voar Desafiando a Gravidade

  12. Coronel Aviador Aguiar - CINDACTA II

  13. Alberto Santos Dumont

  14. O Papel Fundamental dos Pioneiros do Ar

  15. Máquinas mais Pesadas do que o Ar

  16. O mais Leve que o Ar: Balões e Dirigíveis

  17. A História da Aviação uma Criação Internacional