15/10/2024 | AERO em Revista

Kart: Da Segunda Guerra às Pistas

Nos campos de aviação, a grande extensão das bases e a escassez de jipes fizeram com que os mecânicos começassem a criar pequenos veículos usando peças de aviões e outras sobras. Assim nasceu o Kart. Por Alexandre Gardolinski.
Airton Senna em um Kart de corrida.

 

Durante a Segunda Guerra Mundial, os aeródromos na Inglaterra operavam ininterruptamente. As cidades, incluindo Londres, eram constantemente bombardeadas pelos alemães, e os aviões precisavam decolar e pousar continuamente para interceptar os inimigos antes que eles alcançassem seus alvos: a aviação, as indústrias, edifícios comerciais e residenciais, além dos sistemas de transporte, energia e suprimentos. Para isso, os mecânicos trabalhavam sem parar, garantindo que as aeronaves estivessem sempre em condições de combate.

 

 

O então primeiro-ministro britânico, Winston Churchill, prestou uma célebre homenagem aos pilotos e equipes que atuavam nas bases militares. Sua famosa frase, dita em um discurso em 20 de agosto de 1940, ficou marcada: “Never in the field of human conflict was so much owed by so many to so few” (Nunca, no campo do conflito humano, tantos deveram tanto a tão poucos). A frase se referia aos pilotos de caça da RAF, durante a Batalha da Bretanha, e tinha como objetivo elevar o moral das tropas e da população britânica em um momento decisivo para a defesa do país.

Nos campos de aviação, a grande extensão das bases e a escassez de jipes fizeram com que os mecânicos começassem a criar pequenos veículos usando peças de aviões e outras sobras, facilitando o transporte de ferramentas, peças e os próprios trabalhadores. 

Após 1942, com o apoio dos Estados Unidos, os mecânicos britânicos e americanos passaram a competir amistosamente durante as pausas na manutenção das aeronaves. Usando as pistas de decolagem como circuitos, esses veículos improvisados evoluíram para o que mais tarde seria chamado de «kart».

Após o fim da guerra, o norte-americano Art Ingels, reconhecido como o "pai do kart", construiu o primeiro kartódromo no sul da Califórnia na década de 1950. A modalidade logo se espalhou por diversos países, tornando-se um celeiro de futuros pilotos da Fórmula 1 e outras competições de automobilismo.

Atualmente, os karts atingem velocidades impressionantes. Alguns modelos ultrapassam os 200 km/h, resultado de avanços tecnológicos que remontam aos antigos veículos movidos por motores de bombas d'água, originalmente usados para transporte de peças nos aeródromos.

Assim, o kart, que surgiu como uma solução improvisada em tempos de guerra, transformou-se em uma máquina de diversão e competição, criando oportunidades, empregos e rendas para milhares de apaixonados por automobilismo.

 


Alexandre Matias Gardolinski


Pesquisador Histórico Militar da II Guerra Mundial, escritor palestrante sobre o tema "O Outro Lado da Guerra". Uma pesquisa que demonstra que, paradoxalmente, um evento trágico também trouxe benefícios e desenvolvimento para a humanidade.
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ÍNDICE DAS PUBLICAÇÕES

 


 


SUMÁRIO

  1. AERO em Revista nº4

  2. Museu Militar Brasileiro - Panambi-RS

  3. Seminário Skyscience de Segurança Aplicada ao Voo

  4. Flying is a Remarkable Experience

  5. Kart: da Segunda Guerra às Pistas

  6. O DC 3 Dakota: um Ícone da Aviação Mundial

  7. A Aviação do Exército Brasileiro

  8. General Mattos e o Recorde de Altura

  9. A Brigada Paraquedista do Exército Brasileiro

  10. O Início do Paraquedismo no Brasil

  11. Paraquedismo: A Arte de Voar Desafiando a Gravidade

  12. Coronel Aviador Aguiar - CINDACTA II

  13. Alberto Santos Dumont

  14. O Papel Fundamental dos Pioneiros do Ar

  15. Máquinas mais Pesadas do que o Ar

  16. O mais Leve que o Ar: Balões e Dirigíveis

  17. A História da Aviação uma Criação Internacional