23/10/2020 | CULTURA em Revista

Poeta e Escritor . Rui Gutierrez

Rui A. S. Gutierrez, militar e líder, destaca-se em biotecnologia e ações sociais, com uma trajetória marcante no CFN, na defesa ambiental e no socorro aos nescecitados.
Rui Alexandre Sabatke Gutierrez, ALB-PR, Franco Rovedo, carreira militar, Corpo de Fuzileiros Navais, defesa antiaérea, logística, biotecnologia, despoluição, ETE, Tratamento de Efluentes, exportação, importação, política, estratégia, academia de letras, poesia, Curitiba, Paraná, Brasil, energia distribuída, cooperativa, defesa nacional, engenharia, meio ambiente, Comissão Naval Brasileira, Washington, radar, Suécia, Clube Naval, Brasília, Academia de Letras José de Alencar, Soberana Ordem do Sapo, filantropia.

Rui Alexandre Sabatke Gutierrez, nascido em 26 de março de 1951, em Curitiba-PR, teve uma carreira militar significativa, ocupando funções como Oficial de Comunicações, Chefe da Seção de Logística e Comandante da Bateria de Obuses de 205 mm do Grupo de Artilharia da Divisão Anfíbia do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN). Atuou também como Chefe do Grupo de Implantação do Material de Defesa Antiaérea e Comandante da Bateria de Artilharia Antiaérea de 50 mm. Como Ajudante de Ordens do Comandante do 1º Distrito Naval durante a transição do governo militar para o civil. Outras funções incluem Oficial de Operações e Chefe do Estado Maior da Divisão Anfíbia do CFN, Comandante do Batalhão de Viaturas Anfíbias, Imediato de Material do CFN e Adjunto na Subchefia de Política e Estratégia do Estado Maior da Armada (EMA). Rui também foi Encarregado da Divisão de Logística da Exportação e Importação da Comissão Naval Brasileira em Washington e Comandante do Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília, além de Vice Comodoro do Clube Naval de Brasília.

Rui possui uma sólida formação educacional, com diversos cursos militares no Brasil e no exterior. É Engenheiro Mecânico Operacional e Técnico em Administração. Realizou um curso por correspondência em Introdução às Ciências Políticas e Relações Internacionais na UNB. Obteve mestrado em Planejamento Militar, tanto pelo Exército quanto pela Marinha, e doutorado em Ciências Navais, com especialização em Altos Estudos Políticos e Estratégicos. Completou cursos de extensão em Exportação e Importação no World Trade Center, EUA, e em Radar e Defesa Antiaérea na Suécia.

Após sua passagem para a reserva, no posto de Capitão-de-Mar-e-Guerra, fundou a Biogral Soluções Ambientais, onde atua na área de biotecnologia e despoluição de efluentes e Estações de Tratamento de Esgoto (ETE). Rui é membro da Câmara de Meio Ambiente do Instituto de Engenharia do Paraná e da Liga de Defesa Nacional. Participou como Presidente da formação, em Curitiba, da primeira Cooperativa de Energia Distribuída do Brasil, usando resíduos, a ECOPERATIVA, e exerceu a Presidência da Instituição Filantrópica, centenária, de Curitiba, SOCORRO AOS NECESSITADOS, abrigando 114 idosos homens sem condições você vida própria no período de 02/08/2022 à 21/08/24.

Como palestrante, escritor e poeta, é associado ao Centro de Letras do Paraná, à Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil e à Academia de Letras do Brasil (ALB-PR), onde é Diretor Institucional. Em dezembro de 2024, tomará posse na Academia de Letras do Paraná José de Alencar. É Barão de Villegagnon na Soberana e Nobiliárquica Ordem do Sapo.


SUMÁRIO da CULTURA em Revista nº1