26/02/2025 | Brasil a Calicute

Museu Bartolomeu Dias

Explorando o Museu Bartolomeu Dias e revivendo a saga do navegador que desbravou o Cabo da Boa Esperança. História, cultura e descobertas em Mossel Bay!
#MuseuBartolomeuDias #MosselBay #CaboDaBoaEsperança #HistóriaDaNavegação #DescobrimentosPortugueses #TurismoCultural #ÁfricaDoSul #ViagemHistórica #Exploradores #Navegação #Caravela #BartolomeuDias #História #PedroDias #JoãoDeBarros #Sofala #Moçambique #TurismoNaÁfrica #ViagemPeloMundo #ExploradoresPortugueses #Marujos #Portugal #HistóriaMarítima #CulturaEmRevista #FrancoRovedo #CaféNaÁfrica #Turismo #DiárioDeBordo #Hartenbos #Museus #Viagens

Índice . Diário de Bordo . África do Sul 

Diário de Bordo 26.02.25

Fizemos o checkout no escritório da empresa de locação do chalé e seguimos para abastecer o carro antes da próxima parada.  

Nosso destino era o Museu Bartolomeu Dias, que fica na outra ponta da baía, a cerca de 10 km de Hartenbos, onde estávamos hospedados. Antes disso, passamos pelo shopping onde havíamos jantado na noite anterior para tomar um café. Ainda bem que o café na África é sempre bom, mas é preciso pedir o Americano sem leite para se aproximar do gosto brasileiro.  

A região do museu é a parte mais antiga da cidade, onde fica o pequeno porto de onde saem barcos de pesca e passeios marítimos. O museu é uma homenagem ao grande navegador português que, ao contornar o Cabo da Boa Esperança, em 1488, estabeleceu em Mossel Bay um posto de apoio para futuras navegações rumo ao Oriente.  

Poucos detalhes biográficos são conhecidos sobre Bartolomeu Dias. O historiador João de Barros relata que "o rei deu o comando desta expedição a Bartolomeu Dias, um fidalgo de sua casa..." e menciona que Pedro Dias, irmão de Bartolomeu, era o capitão da embarcação de suprimentos.  

Após retornar a Lisboa, Dias recomendou a construção de dois navios de vela quadrada, maiores que suas caravelas, para concluir a descoberta da rota marítima para a Índia. Ele também foi nomeado para supervisionar os registros cartográficos.  

Doze anos depois de sua histórica viagem, Dias morreu quando sua caravela naufragou no Atlântico Sul, em 1500, com toda a tripulação. A embarcação fazia parte da frota de Cabral a caminho da Índia, após a descoberta do Brasil. Sua missão era estabelecer um entreposto comercial em Sofala, Moçambique.

Para as comemorações dos 500 anos da descoberta de Dias, em 1988, foi construída uma caravela semelhante a original que navegou pelos principais portos da África e foi colocada em exposição no museu de Mossel Bay. 

Foram tantas informações e tantas dúvidas que resolvemos voltar em outro momento. Mossel Bay é sem dúvida o lugar mais importante da África do Sul durante as grandes navegações.