15/11/2024 | CULTURA em Revista

Acordar . Alice Medeiros

Alice Medeiros, educadora, contadora de histórias e palestrante, compartilha sua trajetória inspiradora e o amor pela literatura e cultura árabe.
#AliceMedeiros #Empreendedorismo #Educadora #Pedagogia #Psicopedagogia #LiteraturaInfantojuvenil #CulturaÁrabe #ContadoraDeHistórias #BosqueAlemão #PrincesaFaydAlSabah #Literatura #SororidadePoética #AntologiaPoética #AcademiaDeLetras #Palestrante #LiteraturaInfantil #Psicomotricidade #ContaçãoDeHistórias #MemorialÁrabe #LiteraturaJuvenil #TransformaçãoEducacional #Escritora #BibliotecaEscolar #ComissõesDeEducação #CulturaEducacional #HistóriasParaCrianças #EmpreendedorismoFeminino #ConsciênciaCultural #LiteraturaEArtes #Curitiba #FrancoRovedo #CulturaEmRevista

Acordar

Viver é 

Ter

motivo de

A COR DAR


Alice Medeiros nasceu em Curitiba, Paraná, em 30 de dezembro de 1972, filha de Sebastião e Maria Amália, ambos naturais de Santa Catarina. Iniciou sua trajetória no empreendedorismo aos 21 anos, abrindo uma loja de roupas, mas enfrentou desafios econômicos e políticos da época. Não desistiu e, mais tarde, fez uma sociedade em um salão de beleza. Nos anos 2000, passou a prestar concursos públicos, sendo aprovada e assumindo o cargo de educadora na Prefeitura de Curitiba em 2004, onde encontrou sua verdadeira vocação. É graduada em Pedagogia, com especializações em Psicopedagogia, Psicomotricidade Relacional e Literatura Infantojuvenil.

Além de sua atuação como educadora, ela participou ativamente de conselhos e comissões em unidades de ensino e na Comissão do Conselho de Educação de Curitiba. Em 2019, começou a integrar o grupo de contadoras de histórias no Bosque Alemão e, em 2020, foi lotada na Gerência de Faróis do Saber e Bibliotecas Escolares, onde produziu vídeos de contação de histórias. Desde 2021, atua como contadora de histórias no Memorial Árabe, interpretando a personagem Princesa Fayd Al Sabah. Também é palestrante sobre literatura e cultura árabe, participando de eventos importantes, e foi convidada a integrar a Antologia Poética "De mulher para mulher: sororidade poética" em 2024. É acadêmica imortal da Academia de Letras do Brasil - PR.