24/11/2025 | CULTURA em Revista
José Carlos Duarte Pereira

O centro do Universo
Quando pequeno, sempre me perguntava onde ficariam o centro da Terra e o coração do Universo. E foi muito cedo que tive a resposta: não sei! Só sei que ficam na pacata ruazinha Distrito Federal, numa cidadezinha do interior do estado de São Paulo, chamada Avaré. Ali, em 7 de outubro de 1945, nasceu um cara estranho e estratosférico, registrado com o nome José Carlos Duarte Pereira.
O Zé fez o curso primário em Avaré, no Grupo Escolar Maneco Dionísio, o ginásio e parte do científico no Sud Menucci, em Piracicaba, concluído no Colégio Emílio Romi, em Santa Bárbara d’Oeste. Estudou Agronomia na ESALQ, fez dois mestrados na USP e doutorado em Curitiba, na UFPR. Lecionou, enquanto universitário, na Escola Técnica de Comércio e no Colégio Emílio Romi, ambos em Santa Bárbara d’Oeste.
Uma vez graduado, trabalhou no Instituto Florestal de São Paulo durante quatro anos e, posteriormente, na Embrapa Florestas, durante vinte e sete anos.
Decorrido esse longo período, às 8 horas e oito minutos do dia 08/08/08, lançou a primeira versão do site http://www.vialacteafm.com.br, dedicado à música e à poesia de boa qualidade, com um conceito transtemporal e sem fronteiras, embora com destaque para a MPB.
Como produto de suas atividades na administração da Via Láctea FM, para a qual escreveu vários textos, reuniu sua produção periférica, não técnica, compreendendo versos e reflexões, nesta obra a que chamou As orelhas do papel – versos e reflexões, com a qual pretende transmitir parte do que aprendeu em seu longo caminho que, felizmente, não tinha pedra alguma que não pudesse ter sido removida e usada para edificar seu projeto de vida: um ambiente de igualdade e de respeito ao seu redor.
Lions Clube Curitiba Batel
















