20/10/2022 | AERO em Revista
Aviation Art . Marco Pullin
O envolvimento de Marco Coelho Pullin com a aviação começou na infância através de seu pai, Décio Medeiros Pullin, o pioneiro prefeito de Mandaguari após sua emancipação (1947-1951). Durante seu mandato, a cidade experimentou um notável período de crescimento, apesar dos desafios, como o conflito com a Companhia de Terras Norte do Paraná, que levou à transferência da empresa para Maringá, marcando uma mudança na trajetória de Mandaguari.
Em 1949, testemunhou-se a abertura da primeira escola profissionalizante da região, a Escola Normal Regional Manoel Ribas, que teve sucesso em uma ampla área geográfica.
Além disso, sua administração mostrou preocupação com a infraestrutura de transporte, mantendo as estradas e estabelecendo um aeroporto moderno, usado pelas companhias aéreas Vasp, Real Transportes Aéreos e Aerovias Brasil.
A família frequentemente viajava usando as aeronaves DC3 dessas companhias, embora o jovem Marco muitas vezes ficasse enjoado devido ao cheiro de óleo e combustível dentro dos aviões. No entanto, sua relação com a aviação melhorou significativamente com a chegada dos Convair, bimotores mais modernos usados principalmente para transporte de passageiros.
Apesar dos contratempos, seu fascínio por voar era mais forte que qualquer desconforto, levando-o a obter sua licença de piloto no Aeroclube de Santos em 1961. Ele se tornou instrutor de voo voando Paulistinha P-56 e Cap4, e depois instrutor na Escola de Aeronáutica de São Paulo voando o Cessna 150. Conhecido por sua segurança e competência, foi contratado pelo Bradesco para pilotar Bandeirante e o Sêneca II.
Após anos voando para o banco, decidiu mudar de emprego para evitar deslocamentos frequentes. Passou então a pilotar o turbocommander para um pecuarista de São Paulo, encerrando sua carreira como piloto de um King Air C-90 da Helimed após 48 anos na aviação e mais de 20 mil horas de voo em sua carreira.
Além de suas habilidades na aviação, Marco também tinha talento artístico, influenciado por sua mãe, Augusta Coelho Pullin, professora de música e habilidosa em trabalhos manuais. Ele e seus irmãos construíam aeromodelos e os pintavam conforme pesquisavam em revistas especializadas.
Como autodidata, Marco começou a fazer cópias de paisagens de pintores famosos e logo passou a pintar aviões. Seu nome se tornou reconhecido como um dos mais talentosos artistas de Aviation Art do Brasil, trabalhando em projetos icônicos como a capa do livro de Alberto Bertelli e obras que hoje adornam as paredes de grandes executivos da aviação em todo o mundo.
Seu filho, seguindo os passos do pai, é piloto de Citation, mantendo assim a tradição da aviação na família Pullin.
SUMÁRIO . AERO em Revista nº2
- Emily Yegros Ortega: A Paraguaia que Caiu do Céu
- Havan . Solidariedade ao RS
- Evento de lançamento da AERO em Revista nº1
- Starlink: A Constelação de Elon Musk
- Elon Musk: Um Gênio Bilionário
- Literatura . Perdidos em Shangri-La
- O Voo do Albatroz: Mário «Meio Quilo» Malschitsky
- The Surf Drop
- Aeromodelismo RC . Ricardo Zanotto
- Aviação do Exército: Solidariedade ao RS
- Aviation Art . Marco Pullin
- Havan . Luciano Hang no RS e outras notícias
- Miniaturas de Cockpit . Flábio Pereira
- Cinema: O Voo da Fênix