19/10/2023 | AERO em Revista
Johannes Mey: O Holandês Voador
Johannes Mey nasceu em Amsterdã, Holanda, em 20 de agosto de 1928. Ele realizou seus estudos iniciais em Haia e, entre 1945 e 1946, iniciou o curso de Eletrotécnica na mesma cidade, além de servir no Exército Holandês. Passou três anos na então colônia holandesa, atualmente Indonésia, onde foi responsável pelas estações de rádio e comunicação em várias cidades de Sumatra. Em 1950, concluiu sua especialização em Eletrotécnica na Escola Técnica de Haia.
Em março de 1954, Johannes embarcou para o Brasil como parte de um programa recém-criado para técnicos, com destino a Curitiba. Lá, com o engenheiro Curt Oscar Muller, fundou a Engenharia Eletromecânica Ltda., atuando no setor de instalações elétricas no Paraná. Em 1959, a razão social da empresa foi alterada para "PROINSTEL" Projetos e Instalações Elétricas Ltda. Ao lado do engenheiro Rubens Maister, Mey participou de projetos importantes, como o Teatro Guaíra, a Estação Ferroviária e o Mercado Municipal. Ele foi sócio-fundador da INEPAR, fundador da REPRESUL - Representações e atuou como diretor do sindicato de classe "SINAEES" e da primeira diretoria da ABINER, regional Paraná.
Fluente em vários idiomas, Johannes viajou o mundo em busca de atualização técnica em equipamentos. Além disso, ele era piloto formado pelo Aeroclube do Paraná em 1970 e posteriormente ocupando sua presidência e da Federação Paranaense de Aeroclubes (FEPAER). Durante sua gestão, destacou-se o apoio ao Departamento Albatroz de Paraquedismo, utilizando seu próprio avião, um Cessna 206 Skywagon, para os treinamentos da equipe.
Johannes também foi representante da KINDERHULP CURITIBA, uma associação de pais da Holanda cujo objetivo era ajudar financeiramente instituições em Curitiba e no Paraná que cuidavam de crianças com deficiência, hospitais e creches. Entre os beneficiados, estavam o Hospital Pequeno Príncipe, que recebeu dez aparelhos de hemodiálise, e o Educandário Santa Felicidade, que ganhou equipamentos para seu parque infantil.
Esse breve relato de sua trajetória evidencia o espírito de luta e solidariedade de Johannes Mey. Mesmo depois dos 70 anos, ele seguia ativo em suas atividades profissionais e esportivas. Sempre ao lado de sua companheira Maria Dalri, permaneceu como conselheiro do Aeroclube do Paraná até seu falecimento, em 2023, e suas cinzas foram lançadas de avião e espalhadas pelos amigos no bosque do aeroclube, onde sua memória vive.
De temperamento extrovertido, Johannes conquistou muitos amigos, especialmente entre os 40 funcionários da PROINSTEL, que o viam não como chefe, mas como um amigo querido. Naturalizado brasileiro, Johannes Mey foi um exemplo de cidadania. Seu trabalho incansável contribuiu para a projeção de Curitiba em todo o país. Além de sua intensa vida profissional, ele ainda encontrava tempo para realizar ações sociais, mostrando que é sempre possível amenizar o sofrimento dos mais necessitados. Johannes Mey, um exemplo de caráter e dignidade, escolheu Curitiba como sua cidade e, por isso, sempre receberá o carinho e respeito dos aviadores e paraquedistas que o conheceram.
SUMÁRIO
- Miguel e Dorival Munhoz Jr. EAA AirVenture
- Major-Brigadeiro Lauro Ney Menezes, o Supersônico!
- Ricardo Kirk - A primeira vítima da aviação no Brasil
- A Tragédia de Vinhedo: A Queda do ATR
- O Poderoso Super Heavy da SpaceX
- Sérgio Prata: Arte e Aviação
- Pedro Prata Garcia: O Designer Voador (1970 - 2003)
- Grupo de Escoteiros do Ar Brigadeiro Eppinghaus
- Lançamento da AERO em Revista nº2
- Os Paraquedistas na Operação Overlord
- EAA AirVenture Oshkosh 2024
- Missão Phoenix: De Curitiba a Oshkosh
- Johannes Mey: O Holandês Voador
- Caso de Aeroporto . Uma mãozinha
- Acidente de Paraquedismo
- Notas curtas
- Notícias Tristes