19/10/2023 | AERO em Revista

Notícias Tristes

Tragédias aéreas marcaram eventos em Portugal, EUA e Brasil, envolvendo pilotos famosos e impactando a segurança da aviação mundial.
Tristes, Manuel Rey Cordeiro, acidente aéreo Beja, William Anders, missão Apollo 8, acidente Washington, Beechcraft T-34 Mentor, Franco Rovedo, Varig, Cézar Garcez, acidente São José do Xingu, Boeing 737, acidente Varig, aviação brasileira, radar, segurança na aviação, patrulha acrobática Yak Stars, Beja Air Show, astronauta, morte, colisão aérea, tragédia aérea, floresta amazônica, erro de navegação, Portugal, Estados Unidos, Brasil, acidentes aeronáuticos, melhorias na aviação, piloto espanhol, piloto português, missão lunar.

 

No domingo, dia 2/6, o piloto espanhol Manuel Rey «Coco» Cordeiro faleceu e outro ficou ferido em uma colisão entre duas aeronaves durante uma exibição aérea no Aeroporto de Beja, no sul de Portugal, conforme informado pela Força Aérea Portuguesa. O acidente ocorreu pouco depois das 16h (12h em Brasília) durante o evento 'Beja Air Show', que incluía seis aviões modelo Yakovlev Yak-52. A Força Aérea também informou que um piloto português sofreu ferimentos leves, recebeu atendimento de urgência e foi transferido para o Hospital de Beja, cidade ao sul do país. As seis aeronaves envolvidas na exibição pertenciam à patrulha acrobática 'Yak Stars', composta por pilotos espanhóis e portugueses.


O astronauta William Anders, famoso por sua participação na missão Apollo 8, faleceu em um trágico acidente de avião na sexta-feira (07/6) em Washington, nos Estados Unidos.
Anders ganhou destaque como piloto da missão Apollo 8 em 1968, que foi a primeira a orbitar a Lua. Durante essa histórica jornada, ele capturou uma imagem icônica conhecida como "Earthrise", mostrando a Terra vista da perspectiva do satélite natural que orbita nosso planeta. No momento do acidente fatal, o astronauta estava sozinho pilotando um Beechcraft T-34 Mentor, que caiu na região do arquipélago das Ilhas San Juan, em Washington. Um vídeo amador mostra o momento em que o avião não consegue terminar uma acrobacia e choca-se na água em alta velocidade. William Anders tinha 90 anos, e sua morte foi profundamente lamentada por sua família, amigos e pela comunidade da NASA.


Em 3 de setembro de 1989, um voo da Varig que saiu de Marabá (PA) com destino a Belém (PA) sofreu um acidente fatal em São José do Xingu, Mato Grosso, completando 35 anos em setembro de 2024. O Boeing 737, pilotado por Cézar Garcez, tinha 48 passageiros e 6 tripulantes a bordo. Após um erro de leitura no sistema de navegação e com pouco combustível, a aeronave caiu na floresta amazônica, resultando na morte de 12 pessoas. O acidente foi causado por erro de interpretação de coordenadas e falhas no sistema de navegação da companhia. A tragédia levou a mudanças na aviação brasileira, com melhorias nos sistemas de radar e segurança.


ÍNDICE DAS PUBLICAÇÕES

 


SUMÁRIO

  1. Miguel e Dorival Munhoz Jr. EAA AirVenture
  2. Major-Brigadeiro Lauro Ney Menezes, o Supersônico!
  3. Ricardo Kirk - A primeira vítima da aviação no Brasil
  4. A Tragédia de Vinhedo: A Queda do ATR
  5. O Poderoso Super Heavy da SpaceX
  6. Sérgio Prata: Arte e Aviação
  7. Pedro Prata Garcia: O Designer Voador (1970 - 2003)
  8. Grupo de Escoteiros do Ar Brigadeiro Eppinghaus
  9. Lançamento da AERO em Revista nº2
  10. Os Paraquedistas na Operação Overlord
  11. EAA AirVenture Oshkosh 2024
  12. Missão Phoenix: De Curitiba a Oshkosh
  13. Johannes Mey: O Holandês Voador
  14. Caso de Aeroporto . Uma mãozinha
  15. Acidente de Paraquedismo
  16. Notas curtas
  17. Notícias Tristes