18/10/2023 | AERO em Revista
Miguel e Dorival Munhoz Jr. EAA AirVenture
Dorival Munhoz Jr. sempre soube que o primeiro voo ao lado do filho, Miguel, deveria ser algo memorável. Ele não queria simplesmente dividir o espaço apertado de um avião; queria criar uma lembrança que Miguel carregaria consigo por toda a vida, talvez até compartilhando com seus próprios filhos um dia. Essa ideia o acompanhava há algum tempo, mas ele esperou pacientemente pelo momento certo. Voar com o filho era um marco que ele não podia apressar. Tinha que ser grandioso, épico.
Miguel já tinha voado algumas vezes antes, mas sempre sem a companhia do pai. O que muitos não entendiam era que Munhoz Jr. esperava por uma ocasião especial, o tipo de evento que se tornaria uma história de família. E então, ele soube. Ao descobrir que a B-29 «Doc», uma raridade entre os bombardeiros americanos da Segunda Guerra Mundial e uma das únicas duas que ainda cruzam os céus do mundo, estaria na EAA AirVenture, em Oshkosh, ele não pensou duas vezes. Naquele instante, decidiu que era o momento perfeito.
Foi um dos primeiros a garantir os tickets, provavelmente antes mesmo de muitas pessoas saberem que eles estavam à venda. Era começo de dezembro de 2023, e a ansiedade já começava a tomar conta dele. Porém, como todo bom pai, ele manteve o segredo guardado, esperando o instante exato para revelar o plano ao filho.
Voando na B-29
No dia do voo, Munhoz Jr. conduziu Miguel até Appleton, sob o pretexto de que apenas tirariam algumas fotos do imponente "Doc". Contou ao filho que o bombardeiro ficaria estacionado por lá e que, infelizmente, Miguel não poderia voar, pois ainda era pequeno demais.
Era a mesma desculpa que ele usara da última vez, quando Miguel voou no T-6. A ansiedade de Munhoz Jr. era enorme, mas ele se conteve, com a câmera pronta para registrar o momento da revelação.
Quando finalmente contou a verdade, que eles não estariam apenas admirando o avião, mas sim voando nele, a reação de Miguel foi de puro encanto. E que voo foi aquele! A emoção nos olhos do filho era a confirmação de que a espera tinha valido a pena. A B-29 «Doc» decolou majestosamente, e o mundo pareceu parar enquanto pai e filho partilhavam aquele momento único. Miguel ficou impressionado, e Munhoz Jr. sabia que aquele dia ficaria para sempre na memória do menino.
Mas o que o Sr. Munhoz Jr. talvez não esperasse era que aquele seria apenas o primeiro de quatro voos que fariam juntos em Oshkosh. Cada um deles, especial à sua maneira, mas nenhum tão marcante quanto o primeiro. Voar em um bombardeiro histórico, em um evento lendário como Oshkosh... Ele sabia, não poderia haver um jeito melhor de começar a escrever essa nova fase na vida do filho.
Voando o Bell 47
O segundo voo foi mais light! Helicóptero Bell 47... Antiguinho, motor a pistão, sem porta (nem precisa dizer que o Miguel quis sentar na ponta), ventão na cara! Voltinha rápida sobre a feira. Voozinho muito joia!
O Bell 47 é uma aeronave icônica, desenvolvida pela Bell Helicopter e que se destaca como um dos primeiros helicópteros a ser produzido em massa e amplamente utilizado. Introduzido no final dos anos 1940, o Bell 47 foi o primeiro helicóptero certificado para uso civil pela Autoridade de Aviação Civil dos Estados Unidos, em 1946. Ele é facilmente reconhecível pelo seu design, que inclui uma cabine esférica de vidro e uma estrutura tubular exposta. O Bell 47 desempenhou papéis diversos, incluindo missões militares, resgates médicos, transporte e treinamento de pilotos, ganhando fama mundial, especialmente por seu uso na Guerra da Coreia e sua aparição na cultura popular, como na série de TV "M*A*S*H".
Voando o C-47
O terceiro voo em Oshkosh... Commemorative Air Force That's All, Brother C-47! O "That's All... Brother" não é um C-47 qualquer... historicamente falando, é o avião mais importante voando nos Estados Unidos hoje.
O "TAB" foi o líder de uma formação com mais de 800 C-47 que lançou mais de 13000 paraquedistas sobre a Normandia no dia 5 de Junho de 1944, mais conhecido como "Dia D", na Segunda Guerra Mundial, além de outras missões importantes.
Voando o Ford Trimotor
O quarto e último voo em Oshkosh. Esse é clássico! Quase 100 anos mais velho que o Miguel! Ford Tri-Motor, ano 1929!!! Conseguimos 2 tickets no último voo do nosso último dia, graças à senhora da foto que fez de tudo pra conseguir os dois lugares pra gente! Voo obrigatório para o Miguel poder dizer que decolou e pousou na pista de Oshkosh durante o evento!
SUMÁRIO
- O Departamento Albatroz de Paraquedismo
- Miguel e Dorival Munhoz Jr. EAA AirVenture
- Major-Brigadeiro Lauro Ney Menezes, o Supersônico!
- Ricardo Kirk - A primeira vítima da aviação no Brasil
- A Tragédia de Vinhedo: A Queda do ATR
- O Poderoso Super Heavy da SpaceX
- Sérgio Prata: Arte e Aviação
- Pedro Prata Garcia: O Designer Voador (1970 - 2003)
- Grupo de Escoteiros do Ar Brigadeiro Eppinghaus
- Lançamento da AERO em Revista nº2
- Os Paraquedistas na Operação Overlord
- EAA AirVenture Oshkosh 2024
- Missão Phoenix: De Curitiba a Oshkosh
- Johannes Mey: O Holandês Voador
- Caso de Aeroporto . Uma mãozinha
- Acidente de Paraquedismo
- Notas curtas
- Notícias Tristes