18/10/2023 | AERO em Revista
A Tragédia de Vinhedo: A Queda do ATR
Um avião da VoePass, antiga Passaredo, que decolou de Cascavel (PR) com destino a Guarulhos (SP), caiu nesta sexta-feira (9/8/24) em Vinhedo (SP), transportando 58 passageiros e 4 tripulantes. Segundo informações da plataforma Flightradar, a aeronave, um ATR-72 bimotor, sofreu uma queda abrupta de aproximadamente 4 mil metros em cerca de um minuto.
Conforme registrado pelo Flightradar, o avião atingiu 5 mil metros de altitude às 12h23, mantendo essa altitude até 13h20, quando, subitamente, houve um movimento brusco seguido por uma queda de cerca de 4 mil metros. O Corpo de Bombeiros de São Paulo relatou que a aeronave impactou o solo às 13h25, nas proximidades da rodovia Miguel Melhado de Campos (SP-324). Não houve sobreviventes.
De acordo com o site da fabricante, o modelo ATR-72 é conhecido por sua alta eficiência em consumo de combustível e pela baixa emissão de CO2. O avião também é elogiado por sua robustez em condições adversas, como temperaturas extremas, altitudes elevadas, pistas curtas, estreitas ou não pavimentadas, e em aproximações íngremes.
Em entrevista, Celos Faria de Souza, engenheiro aeronáutico e perito criminal especializado em acidentes aeronáuticos, além de diretor da Associação Brasileira de Segurança de Voo (Abravoo), analisou as imagens do acidente e apresentou duas possíveis causas para a tragédia, sendo uma delas a mais provável, com 95% de chance.
«Havia previsão de formação de gelo na área do acidente. É possível que gelo tenha se formado nas asas do avião, e o sistema de degelo, por algum motivo, não tenha funcionado, resultando na perda de sustentação e na consequente queda registrada no vídeo» – explicou.
Outra possibilidade, considerada menos provável pelo perito, é que a aeronave tenha sofrido um desbalanceamento durante o voo, talvez devido ao deslocamento de carga dentro do avião, o que teria causado a perda de sustentação e a queda subsequente.
Havia uma probabilidade de 35% de formação de gelo entre as altitudes de 5.600 metros e abaixo de 3.900 metros. Modelos meteorológicos sugerem que a temperatura na altitude em que a aeronave sobrevoava Vinhedo, por volta das 13h, variava entre -9°C e -11°C, que é a variação de temperatura ideal para formação de gelo.
No momento da queda, às 13h22, o radar meteorológico de Bauru não indicou chuva significativa na região de Vinhedo. No entanto, a Climatempo informou que havia áreas de instabilidade se deslocando pelo centro-leste do estado, próximas ao local do acidente. A Climatempo enfatizou que, embora as condições meteorológicas possam ter sido um fator, as causas do acidente só poderão ser confirmadas após a divulgação do relatório do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).
Formação de gelo
A formação de gelo em aeronaves ocorre quando voam em condições de baixa temperatura e alta umidade, como em nuvens ou neblina. O gelo pode se acumular nas asas, motores, e outros componentes, comprometendo a aerodinâmica e aumentando o peso da aeronave. Isso pode levar à perda de sustentação, maior consumo de combustível e falha de sistemas críticos. Para evitar acidentes, as aeronaves são equipadas com sistemas de descongelamento e anti-gelo, e os pilotos recebem treinamento para lidar com essas condições adversas.
No entanto, a Climatempo informou que havia áreas de instabilidade se deslocando pelo centro-leste do estado, próximas ao local do acidente. As autoridades enfatizam que, embora as condições meteorológicas possam ter sido um fator, as causas do acidente só poderão ser confirmadas após a divulgação do relatório final do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).
O ATR é uma família de aeronaves regionais turboélice, produzida pela fabricante franco-italiana ATR (Aerei da Trasporto Regionale ou Avions de transport régional). Os modelos mais populares são o ATR 42 e o ATR 72, que variam em capacidade de 40 a 78 passageiros. Essas aeronaves são conhecidas por sua eficiência em rotas curtas e em regiões com infraestrutura aeroportuária limitada. Os ATRs são amplamente utilizados por companhias aéreas regionais em todo o mundo devido ao seu baixo custo operacional, confiabilidade e capacidade de operar em pistas curtas e não pavimentadas. A combinação de versatilidade e economia faz do ATR uma escolha popular para o transporte aéreo regional.
Em relatório preliminar emitido em 6/9/24, o CENIPA confirmou a formação de gelo e degradação das condições de voo da aeronave.
SUMÁRIO
- Miguel e Dorival Munhoz Jr. EAA AirVenture
- Major-Brigadeiro Lauro Ney Menezes, o Supersônico!
- Ricardo Kirk - A primeira vítima da aviação no Brasil
- A Tragédia de Vinhedo: A Queda do ATR
- O Poderoso Super Heavy da SpaceX
- Sérgio Prata: Arte e Aviação
- Pedro Prata Garcia: O Designer Voador (1970 - 2003)
- Grupo de Escoteiros do Ar Brigadeiro Eppinghaus
- Lançamento da AERO em Revista nº2
- Os Paraquedistas na Operação Overlord
- EAA AirVenture Oshkosh 2024
- Missão Phoenix: De Curitiba a Oshkosh
- Johannes Mey: O Holandês Voador
- Caso de Aeroporto . Uma mãozinha
- Acidente de Paraquedismo
- Notas curtas
- Notícias Tristes