20/10/2021 | AERO em Revista

História do Aeroclube do Paraná

O Aeroclube do Paraná, fundado em 1932, é um marco da aviação, formando pilotos e mecânicos, com pioneiros que abriram os céus de Curitiba ao Brasil.
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Em 1918, o sonho de voar tomava forma em Curitiba com a criação da Escola de Aviação pelo Exército. Mas, como um pássaro com asas ainda frágeis, a iniciativa não vingou. A falta de aviões e a burocracia impediram seu voo.

Somente em 9 de janeiro de 1932, a paixão pela aviação uniu três jovens visionários: Rubens Munhoz, Miguel Blasi e Filinto Eisenback. Juntamente com outras personalidades empreendedoras do Paraná, fundaram o Aeroclube do Paraná, com o Dr. Eduardo Virmond Lima como seu primeiro presidente.

 

A busca por um ninho para o Aeroclube resultou na doação de uma área de 500x500 metros, na antiga Escola de Agronomia, pelo interventor federal Manoel Ribas. Em 4 de maio de 1932, o "Campo do Bacachery" viu seu primeiro pouso.

Mas os ventos da guerra sopraram em 1932, e o campo foi ocupado militarmente. O desenvolvimento do Aeroclube se entrelaçou com a instrução dos aviadores do 5º Regimento de Aviação. Nos primeiros anos, os alunos aprendiam a voar em planadores lançados por cordas elásticas ou rebocados por automóveis. A jornada era árdua, e apenas dois dos primeiros alunos receberam seus brevets em 1937, cinco anos após a fundação do Aeroclube.

Com três aviões Fleet, o Aeroclube formou sua primeira turma de pilotos, incluindo David Muricy, que receberia o brevet número 1 do Brasil.

Luiza Bueno Gomm, em 1941, quebrou barreiras ao se tornar a primeira piloto mulher do Paraná. 

Aviões de tela e pano marcaram a instrução básica por mais de 40 anos, e o Aeroclube se tornou referência na manutenção de aeronaves e formação de mecânicos.

Em 1959, Emily Yegros Ortega, a primeira paraquedista do Aeroclube, encantou o público com suas acrobacias nos céus. Em 1967, o departamento Albatroz de Paraquedismo foi criado, impulsionando o esporte e as revoadas em outras cidades.

Hoje, o Aeroclube do Paraná continua a liderar na formação de Comissários de Voo, Pilotos, Instrutores de Voo, Mecânicos e outros profissionais da aviação, escrevendo novos capítulos na saga dos pioneiros do céu.

Em 1918, a aspiração de voar começou a se materializar em Curitiba com o estabelecimento da Escola de Aviação pelo Exército.

Quatro anos depois, em 1922, Rubens Pereira Munhoz tentou, impulsionado por sua paixão pela aviação e pelo recente curso que concluíra, fundar um Aeroclube em Curitiba. Apesar do entusiasmo de alguns amigos igualmente fascinados pela ideia de voar e do apoio de Herbert Munhoz Van Erven, seu primo, amigo, respeitável jornalista e grande incentivador, o projeto não se concretizou.

Posteriormente, com a adesão do Tenente Aviador Miguel Balbino Blasi, já brevetado pela Aviação Naval e com formação em Engenharia Aeronáutica, os três foram encarregados de organizar o Serviço de Aviação Militar, sendo comissionados como Segundos Tenentes.

Em outubro de 1930, foi construído um campo de pouso de 300m x 20m, localizado onde hoje está o Hipódromo do Tarumã. Do Rio de Janeiro, chegaram dois aviões Potez e Latécoère, destinados a apoiar as forças de Getúlio Vargas. Embora não tenham participado de ações militares, realizaram demonstrações de voo sobre a cidade, entusiasmando diversas autoridades locais com a ideia de criar um aeroclube em Curitiba.

Após o fim da revolução, os aviões retornaram ao Rio de Janeiro e a comissão foi desfeita. No entanto, o desejo dos precursores de voar era ainda mais forte. Eles continuaram unidos, estreitaram laços de amizade, conquistaram seguidores e promoveram seus ideais. Palestras sobre aviação foram realizadas, causando grande impacto. A adesão de Filinto Jorge Eisenbach, representante em Curitiba do Syndicato Condor, foi fundamental. 

Após quase 10 anos de esforço e determinação, em 9 de janeiro de 1932, Rubens Pereira Munhoz, Capitão Miguel Blasi e Filinto Eisenbach fundaram o Aeroclube do Paraná, com o apoio de autoridades civis e militares, bem como de figuras proeminentes na sociedade e na política. A primeira reunião ocorreu na Casa do Mate - Palácio Avenida, e a primeira diretoria foi formada por:

  • Presidente: Eduardo Virmont Lima
  • Vice-presidente: Bertoldo Hauer
  • Secretário: Filinto Jorge Eisenbach
  • Secretário assistente: Rubens Pereira Munhoz
  • Tesoureiro: Álvaro Junqueira Junior
  • Tesoureiro assistente: Kurt Oscar Muller
  • Diretor Técnico: Miguel Balbino Blasi
  • Diretor Técnico assistente: Carlos Luhm
  • Consultor Jurídico: Herbert Heisler

Assim surgiu o Aeroclube do Paraná, o segundo mais antigo do Brasil e terceiro do mundo. Inicialmente vinculado ao aspecto militar, o Aeroclube manteve uma excelente relação com o Regimento de Aviação, recebendo total apoio do Exército. 

As principais prioridades foram a construção de um campo de aviação e a aquisição de aviões para treinamento. Após superar desafios, conseguiram quatro aviões Fleet doados pelo 5º Regimento de Aviação, utilizados principalmente para instrução de voo e também em festivais aéreos. O Regimento emprestou também um Waco CSO para treinamento mais avançado.

No primeiro ano após sua fundação, o Aeroclube já contava com 104 associados, enfrentando questões técnicas e burocráticas. Em 26 de março de 1932, foi declarado de utilidade pública, e em 25 de abril do mesmo ano, recebeu a doação de um terreno para sua sede. A inauguração oficial ocorreu em 15 de maio de 1932, com a presença do Senhor Interventor Manuel Ribas. Neste mesmo ano o Aeroclube do Paraná filiou-se ao Aeroclube do Brasil e à Federação Aeronáutica Internacional, em Paris, aumentando seu reconhecimento.

Apesar das conquistas, o Aeroclube enfrentou anos de dificuldades, tanto materiais quanto políticas, refletindo a instabilidade global do final da década de 30 e a falta de apoio das autoridades civis.


ÍNDICE DAS PUBLICAÇÕES

 


SUMÁRIO da AERO em Revista nº1

  1. História do Aeroclube do Paraná
  2. O Biplano Fleet
  3. O Bombardeio de Curityba
  4. Comissária de Voo: Lilian Bastos de Andrade
  5. O Departamento Albatroz de Paraquedismo
  6. O Voo do Albatroz
  7. O Porco Paraquedista
  8. Perfil: Franco Giuseppe Rovedo
  9. O Famoso Fairchild PT-19
  10. Voando em Duas Rodas
  11. O Edmundo e a Esquadrilha
  12. Perfil: Walter Augusto da Silva