31/10/2024 | AERO em Revista

Rosemari dos Santos: Uma Albatroz

Conheça a história dos paraquedistas do Albatroz, com pioneiros que impulsionaram o paraquedismo no Brasil e abriram espaço para mulheres no esporte.
#paraquedismo #esporteradical #Albatroz #paraquedismofeminino #RosemariDosSantos #campeonatodeparaquedismo #AeroclubeDoParaná #JurandirHilu #NiquelsonDosSantos #Cessna170 #precisão #saltoinicial #aviacaoesportiva #historiaparaquedismo #saltodeparaquedas #atletaparanaense #aeroemrevista #paraquedismoBrasil #saltoaviao #esportebrasileiro #mulheresnosaltos #equipeAlbatroz #sergiokirdziej #pioneirosparaquedismo #paraquedismofeminino #atletadestaque #aeronaves #HaroldoLeonPeres #esporteaventura #FrancoRovedo

 

As primeiras turmas de paraquedistas do Albatroz reuniram jovens entusiasmados com o novo esporte. Sob a instrução de Jurandir Hilu e Niquelson dos Santos, homens e mulheres passaram a saltar, competir e fazer demonstrações em diversas cidades do Brasil. 

Com a bandeira: Verinha, Rosemari. Atrás: Arley, Junqueira, Casimiro, Selva.

Sergio Kirdziej, paraquedista, artista plástico e desenhista por profissão, criou as marcas que identificam o Departamento de Paraquedismo do Aeroclube do Paraná. A primeira, um paraquedas redondo sobre a silhueta de um Albatroz, foi a oficial até que surgiu a ilustração do Albatroz usando um paraquedas nas costas e o reserva ventral. 

A segunda turma destacou uma jovem que se tornou um exemplo para muitas outras mulheres que se aventuraram em um esporte até então predominantemente masculino. Rosemari dos Santos, estudante de direito e funcionária do Colégio Estadual do Paraná, era uma entusiasta por aventuras. Apesar de outras moças terem se inscrito no curso, apenas Rosemari realizou o salto de batismo e seguiu praticando paraquedismo.

Ela rapidamente se destacou no esporte e, em 1971, no 7º Campeonato Brasileiro de Paraquedismo, realizado em Resende-RJ, conquistou o primeiro lugar na modalidade de Precisão, além de ser eleita a Atleta mais Simpática da competição.

A equipe masculina do Albatroz era composta por Niquelson dos Santos, Walter Augusto da Silva, Francisco "Paco" Bertomeu e Isaul de Camargo.

O sucesso da jovem concedeu nova credibilidade à equipe do Aeroclube do Paraná. O governador Haroldo Leon Peres determinou que o avião do estado ficasse à disposição para treinamento dos atletas. Algum tempo depois, o Cessna 180 PT-ETN foi cedido ao aeroclube e recebeu a matrícula civil PT-IJB.

Arley, Verinha.
Em pé: Schiavon, Bahia. Niquelson, não identificado, Buso. Agachados: Isaul, Odair.
Batismo do Casimiro, primeiro salto livre. 1970. 
Gilberto Canestraro, Paulão, Rosemari, Duílio.
Walter Augusto da Silva, Rosemari.
Volney e Noemi no simulador.


Índice das Publicações


SUMÁRIO da AERO em Revista nº5

  1. A Travessia do Jahu
  2. Camarão Via Aérea
  3. Asas Rotativas: O Helicóptero
  4. O Paraquedista «Voluntário»
  5. Rosemari dos Santos
  6. Aviação Naval
  7. Plastimodelismo
  8. Nas Asas da Real
  9. Assento Ejetor
  10. Ada Rogato 
  11. Samuel Langley
  12. Dia do Aviador: Cindacta II